Economia global pode entrar em recessão em 2023, afirma pesquisa

As economias que apresentam o maior recuo são a dos Estados Unidos, China e da zona do euro

Por Da Redação
Às

Economia global pode entrar em recessão em 2023, afirma pesquisa

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Um novo levantamento do Banco Mundial afirmou que uma recessão global pode ser registrada em 2023, além de crises que podem trazer prejuízos às economias em desenvolvimento. O estudo é publicado no período em que a economia global enfrenta a desaceleração mais acentuada desde a década de 70, após uma recuperação pós-recessão.

As economias que apresentam o maior recuo são a dos Estados Unidos, China e da zona do euro, segundo o relatório.

Em 2022, os bancos centrais de todo o planeta elevaram as taxas de juros em um grau de sincronicidade inédito nas últimas cinco décadas. A medida objetiva responder a alta da inflação, influenciada pela pandemia e pela guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Com os aumentos nos juros, a taxa de inflação central global pode ficar em cerca de 5% em 2023. Esse resultado é quase o dobro da média de cinco anos antes da pandemia de covid-19.

Em tentativa de reduzir a inflação global a uma taxa correspondente às suas metas, os bancos centrais deverão elevar as taxas de juros em 2 pontos percentuais adicionais, de acordo com o relatório.

O estudo ainda recomenda a criação de políticas públicas para reduzir o número de desempregados, incrementar a oferta global de produtos básicos, diminuir o consumo de energia e fortalecer as redes de comércio global.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário