• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Economista diz que vacinação pode elevar ainda mais o desempenho do PIB em 2021

Economista diz que vacinação pode elevar ainda mais o desempenho do PIB em 2021

IBGE anunciou nesta terça (1) que indicador cresceu 1,2% no 1º trimestre

Por Da Redação
Às

Economista diz que vacinação pode elevar ainda mais o desempenho do PIB em 2021

Foto: Reprodução/TecMundo

A economista Alessandra Ribeiro afirmou em entrevista a CNN Brasil nesta terça-feira (1) que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo semestre está diretamente atrelado ao ritmo da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, tendo em vista a informação divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que o indicador apresentou um crescimento de 1,2% no 1º semestre deste ano.

“O Brasil teve uma queda de PIB de 4,1% no ano passado e nossa estimativa é de uma expansão de 4% [para este ano]. É um bom começo, mas a gente precisa ver a dinâmica dos trimestres seguintes para esse número de 4% se materializar. Nós temos um crescimento um pouco mais expressivo, especialmente no 3º e no 4º trimestre, e esse crescimento está muito relacionado à hipótese de vacinação e uma certa volta à normalidade em julho e agosto”, disse.

Segundo a especialista, o resultado o neste trimestre tem uma similaridade com outros países que tiveram um tombo na economia em 2020. “Como os Estados Unidos, que tiveram uma queda do PIB na casa de 3,5% e vão ter um crescimento de 6,5% este ano. Agora, o ritmo no Brasil de recuperação é tão forte como nos Estados Unidos? Não, é mais brando, e aqui temos algumas limitações, inclusive os estímulos monetários e fiscais que são muito menos expressivos neste ano do que os observados em outras economias como dos Estados Unidos e China.”, completou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.