Economistas apostam em inflação abaixo de 6% em 2022
Percentual é próximo ao fixado pelo governo federal, de 5%

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A inflação deve ficar abaixo de 6% em 2022. Essa é a aposta de economistas ouvidos pela Jovem Pan News, que acreditam que o número deve chegar perto do teto da meta fixada pelo governo federal de 5%. A margem de tolerância é de 1,5% para cima ou para baixo.
O Índice de Preços no Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial do Brasil, estava acima dos 10%. Mas, os preços atualmente estão em processo de desaceleração. Na semana anterior, os analistas de mercado chegaram a estimar uma inflação de 6,4%.
De acordo com o economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre), André Braz, ressaltou pelo menos dois fatores contribuem para a desaceleração da inflação no país: a redução dos preços dos combustíveis e a renúncia fiscal (como o teto do ICMS). Ele já aposta em uma inflação oficial de 5,7% para este ano.
“Esse é um número muito diferente daquele que estimávamos este ano, há dois ou três meses atrás, quando a expectativa já se aproximava de 9% de inflação para 2022. A renúncia do ICMS e a redução no preço de grandes commodities ajudam a diminuir a tensão inflacionária no curto prazo”, explicou.


