Editora abre inscrição para formação e aperfeiçoamento de professores negros

Curso é on-line e oferece vagas para docentes da educação básica

[Editora abre inscrição para formação e aperfeiçoamento de professores negros]

FOTO: Divulgação

Visando promover a circulação e leitura da produção intelectual de mulheres negras, a Editora Diálogos Insubmissos realizará de 7 de maio a 18 de junho a I Formação e Aperfeiçoamento Docente. A iniciativa é voltada para professoras negras e professores negros, que estão atuando na educação básica da rede pública do Nordeste. As inscrições para participar da formação acontecem até esta sexta-feira, 22 de abril, através de formulário disponível (aqui).

Com 120 horas, a primeira formação promovida pela Editora Diálogos Insubmissos traz sete linhas temáticas que abrangem reflexões nos campos das artes e suas poéticas, literatura, geopolítica, educação, gênero, raça e sexualidades. Para reafirmar estas pautas foram convidados profissionais com experiência docente e, além disso, utilizadas pesquisas acadêmicas.

A idealizadora da Editora Diálogos Insubmissos, Dayse Sacramento, que atua há 19 anos no ensino público baiano, dará início a formação com o curso “Insubmissão da Literatura de Mulheres Negras”. Segundo ela, o objetivo do curso é  provocar uma reflexão acerca de produções literárias de mulheres negras no Brasil entre os séculos XIX e XXI. “Por isso, promovemos uma atividade inteiramente gratuita e com diversos debates em torno de temas que podem contribuir e dialogar com perspectivas artísticas, políticas, educacionais e culturais, que acolham e respeitem a diversidade e complexidade das experiências humanas presentes na escola”, explicou Dayse Sacramento.

A formação conta com a parceria do Grupo de Pesquisa Diáspora: Grupo de Estudos em Práticas Musicais, Afrodiaspóricas e seus Atravessamentos, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Fundação Rosa Luxemburgo (FRL), que enviará via correio material didático base da formação, composto por quatro publicações intelectuais de mulheres negras: Vozes Insurgentes de Mulheres Negras (2019); Radical Imaginação Política de Mulheres Negras (2020); Insubmissão Intelectual de Mulheres Negras Nordestinas (2021) e o e-book Slam Insubmisso 2021 - Edição Especial Autoras Nordestinas (2021), todas disponíveis em PDF para download no site da FRL.

Aulas

As aulas da I Formação e Aperfeiçoamento de Docentes ocorrerão sempre aos sábados, de 09h às 17h, totalmente on-line - síncronas (zoom) e assíncronas (google classroom). Docentes pretas e pretos que participarem do aperfeiçoamento receberão Certificado de 120h emitido pela Diálogos Insubmissos, pelo grupo de pesquisa Diáspora (UEFS) e pela Fundação Rosa Luxemburgo.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!