• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Eduardo Bolsonaro desiste de disputar eleição como suplente ao Senado por São Paulo

Eduardo Bolsonaro desiste de disputar eleição como suplente ao Senado por São Paulo

Ex-deputado afirma que decisão busca preservar candidatura de André do Prado

Por Da Redação
Às

Eduardo Bolsonaro desiste de disputar eleição como suplente ao Senado por São Paulo

Foto: Reprodução

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) anunciou nesta quarta-feira (29) que não participará das eleições de 2026. Ele era cotado para ocupar a primeira suplência na chapa ao Senado do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado (PL).

Em publicação nas redes sociais, Eduardo afirmou que tomou a decisão após consultar advogados e avaliar o cenário jurídico. Segundo ele, a desistência busca evitar riscos à candidatura de André do Prado, considerada estratégica pelo ex-parlamentar.

“Decidi não seguir adiante com o registro da chapa encabeçada pelo deputado estadual e candidato a senador André do Prado, na qual eu ocuparia a posição de primeiro suplente”, escreveu.

Eduardo Bolsonaro foi condenado por unanimidade pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, em junho, pelo crime de coação no curso do processo. A pena foi fixada em quatro anos e dois meses de prisão, em regime inicial semiaberto. A decisão também provocou a inelegibilidade do ex-deputado.

No comunicado, ele alegou enfrentar “insegurança jurídica” e disse ter sido aconselhado a não criar uma situação que pudesse comprometer o projeto eleitoral do partido em São Paulo.

Após o anúncio, André do Prado informou que recebeu a decisão com respeito. Com a mudança, o ex-prefeito de Holambra Fernando Fiori de Godoy será o primeiro suplente da chapa. A vereadora paulistana Rute Costa ocupará a segunda suplência.

André do Prado concorrerá a uma das vagas de São Paulo no Senado. A composição eleitoral também inclui a candidatura do deputado federal Guilherme Derrite (PP) à outra vaga e a tentativa de reeleição do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Eduardo Bolsonaro vive nos Estados Unidos desde março de 2025. Em dezembro do mesmo ano, teve o mandato de deputado federal cassado pela Mesa Diretora da Câmara por excesso de faltas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário