Elefanta chega em aeroporto de São Paulo para ganhar lar em santuário brasileiro
O aeroporto paulista montou operação especial para receber a elefanta

Foto: Divulgação
Novidade em solo brasileiro! O aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, prepara uma operação especial para receber um passageiro especial.
Um voo procedente de Santiago, no Chile, trará para o Brasil a elefanta Ramba, um animal de 3,6 toneladas, que chega em um contêiner adaptado para o transporte e desembarca no setor terminal de cargas do aeroporto.
Ramba será levada para o Santuário de Elefantes do Brasil, no município de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. A fêmea tem 53 anos e ficou conhecida como a última elefanta de circo do Chile. Durante três décadas, ela viajou de caminhão, presa a correntes, para ser vista em apresentações circenses. Em 1997, o animal foi confiscado do circo “Los Tachuelas” pelo Serviço Agrícola e Pecuário do Chile, devido às denúncias de negligência e maus-tratos.
O circo continuou, no entanto, como depositário até a elefanta ser resgatada, em 2011, pela ONG Ecópolis. Ramba foi levada para um recinto em Rancagua, a 90 km de Santiago. A entidade, que atuava com outros animais silvestres e não tinha experiência com elefantes, acabou entrando em contato com o santuário brasileiro. De acordo com a voluntária Valéria Mindel, embora estivesse fora do circo, a elefanta ainda sofria com o rigor do inverno chileno e com a solidão. “O santuário abriu um financiamento coletivo aqui e nos Estados Unidos para custear a viagem de Ramba e houve grande aceitação”, disse.
A instituição contou com o apoio de empresas para o transporte de Ramba, como a Porto Seguro, que vai disponibilizar um guincho para levar a elefanta do interior paulista até a Chapada e o aeroporto não cobrou taxas alfandegárias.
Na chegada ao santuário, a caixa será aberta e a própria Ramba vai decidir se permanece isolada ou vai para o convívio das duas elefantas – Maia e Rana – que já vivem na área desde 2018.