Eleições 2020: TSE anuncia mudanças no aplicativo Pardal que permite denunciar irregularidades em campanhas
Nova versão estará disponível a partir do dia 27 de setembro

Foto: Divulgação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou na última terça-feira (22), que o aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral para receber denúncias da sociedade sobre irregularidades em campanhas eleitorais, poderá ser utilizado a partir do próximo sábado (26), após o fim do prazo de registro de candidatura.
O aplicativo, que foi criado em 2014, traz para as eleições de 2020 novidades com o objetivo de torná-lo mais funcional. De acordo com o TSE, o principal objetivo é facilitar o trabalho de apuração por parte dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral, que podem contar com os cidadãos para atuar como fiscais da eleição no combate à corrupção eleitoral.
Segundo o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sandro Vieira, as versões anteriores do aplicativo ofereciam um espectro muito amplo, com todas as irregularidades envolvendo eleições. Agora, o app passou por uma reformulação a fim de voltar o foco para os ilícitos cometidos na propaganda eleitoral.
Agora, além da foto, o denunciante deverá enviar um relatório demonstrando qual a irregularidade a ser apurada. Caso as denúncias tratem de outro tema que não seja a propaganda eleitoral, o aplicativo vai oferecer o contato da ouvidoria do Ministério Público de cada localidade. Entre outras novidades para este ano, o app disponibilizará link específico para que as denúncias sejam enviadas ao Ministério Público Eleitoral de cada unidade da Federação. Além disso, o app também oferecerá uma melhor qualificação do denunciante. Isso significa que, ao enviar a denúncia, a pessoa receberá um e-mail de confirmação, que será enviado para a caixa postal do denunciante.