• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Eleições 2026: conselheiro de Lula diz que Flávio Bolsonaro é mais difícil de derrotar que Tarcísio de Freitas

Eleições 2026: conselheiro de Lula diz que Flávio Bolsonaro é mais difícil de derrotar que Tarcísio de Freitas

João Paulo Cunha também afirma que o maior desafio no PT nas eleições deste ano é não cometer muitos erros

Por Da Redação
Às

Eleições 2026: conselheiro de Lula diz que Flávio Bolsonaro é mais difícil de derrotar que Tarcísio de Freitas

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O conselheiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ex-presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, avaliou não ver razão para aliados dentro do Partido dos Trabalhadores celebrar a escolha do senador Flávio Bolsonaro (PL) como sucesso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela Presidência da República. Para ele, ao contrário do que pensam, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), seria mais fácil de derrotar do que o parlamentar. 

"Do meu ponto de vista, a candidatura do Tarcísio era mais fácil de ser derrotada do que a do Flávio. É o contrário. Nos períodos recentes, governador de São Paulo não ganha eleição no Brasil. O padrão cultural de gestão paulista não entra no Brasil. São Paulo perdeu com Doria, que não conseguiu ser candidato, com Serra, com Alckmin, com Covas, com Quércia, com Montoro", disse em entrevista ao Estadão. 

Ele acredita que Flávio Bolsonaro já carrega uma rejeição alta e conhecida e que isso tende a não crescer muito mais durante a campanha eleitoral. "O Tarcísio é um candidato novo, meio desconhecido no Brasil, um carioca que deu certo em São Paulo, não tem charme, não tem carisma. Quando ele começar a fazer campanha no Brasil e todo mundo começar a criticar, a rejeição dele pode passar a do Flávio. Essa história de que o Tarcísio seria mais difícil (de derrotar do que o Flávio) eu acho que é uma bobagem. Ter apoio da Faria Lima não significa ter apoio do Amazonas, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia. O candidato da Faria Lima invariavelmente perde a eleição", explicou.

Segundo João Paulo Cunha, apesar do governo celebrar resultados econômicos do país, a economia não será o centro do debate eleitoral e o desafio do PT será fazer uma campanha sem cometer erros. 

"Eu acho que a economia não vai ser problema para o governo Lula. Os indicadores são positivos e a perspectiva para 2026 é positiva. Mas vai ser uma disputa muito baixa. Então, para você conseguir sobressair, muitas vezes você precisa jogar na defesa do que fazer gol. O grande desafio do governo, do presidente Lula, do PT e dos partidos aliados é conseguir fazer uma campanha em que não cometam muitos erros. Porque, se jogar do jeito que está, o Lula vai ganhar a eleição. Eu acho que vai ser uma campanha dificílima, com muitas mentiras, muita fake news, muita I.A. rodando por aí e que a economia não vai ser o centro do debate", pontuou Cunha, que vai retornar à disputa por uma vaga de deputado federal a pedido o presidente Lula.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.