Eleições 2026: deputados do PL na Bahia temem filiação de nomes do Centrão

Ala bolsonarista critica condução de João Roma no comando estadual do partido

Por Ane Catarine Lima
Às

Atualizado
Eleições 2026: deputados do PL na Bahia temem filiação de nomes do Centrão

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deputados baianos do PL demonstram insatisfação com a condução de João Roma à frente da presidência estadual do partido e veem com cautela o cenário para as eleições de outubro deste ano.

De acordo com uma fonte ouvida pelo Farol da Bahia sob condição de anonimato, parlamentares que disputarão vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa avaliam que a aproximação de Roma com o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, pode abrir caminho para a filiação de nomes do Centrão à legenda.

Nos bastidores, o temor é que esse movimento desorganize o partido no estado, enfraqueça candidaturas à reeleição e comprometa a formação da chapa proporcional.

A preocupação é reforçada pelo histórico recente da sigla nas urnas. Na eleição municipal de 2024, o PL registrou queda de 95% no desempenho eleitoral, resultado que ainda reverbera internamente e alimenta o receio de uma nova derrota em 2026.

Roma na chapa de Neto

Nomes mais alinhados à base ideológica do partido também resistem à possibilidade de João Roma ocupar uma das vagas ao Senado na chapa majoritária de ACM Neto no pleito deste ano.

Esses bolsonaristas lembram o cenário de 2022, quando Neto disputou o governo da Bahia sem se alinhar ao então presidente Jair Bolsonaro (PL). Naquele pleito, o hoje governador Jerônimo Rodrigues (PT) contou com o apoio explícito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em conversa com a reportagem, um deputado estadual do PL afirmou que não apoiaria a candidatura de Neto ao governo caso não haja, desta vez, uma declaração clara de alinhamento a Bolsonaro.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.