Eleições no Chile: José Antonio Kast e Gabriel Boric vão disputar 2º turno presidencial
Decisão entre a esquerda e extrema direita será no dia 19 de dezembro

Foto: Getty Images
Os chilenos foram às urnas no último domingo (21) e, após muita tensão, definiram os candidatos que vão participar do segundo turno na eleição presidencial. Gabriel Boric, da esquerda, e José Antonio Kast , da extrema-direita, decidirão quem vai suceder Sebástian Piñera no dia 19 de dezembro.
O atual presidente se manifestou na noite deste domingo: “Quero felicitar José Antonio Kast e Gabriel Boric por terem triunfado neste primeiro turno. Pelo que busquem sempre o caminho da paz e não da violência. O caminho da responsabilidade e não do populismo”.
Com 97% das urnas apuradas, Kast aparece na liderança com 27,94% dos votos válidos, enquanto Boric soma 25,70%. Com 55 anos, José Antonio Kast pode ser o favorito para comandar o país. Apoiador de Augusto Pinochet, o candidato alega que o ditador que comandou o Chile entre 1973 e 1990 seria seu eleitor se estivesse vivo. Já Gabriel Boric é o candidato à presidência mais jovem da história chilena. Com 35 anos, ele é o candidato da esquerda com mais chances neste pleito.