Em Abu Dhabi, Lula diz que decisão sobre guerra na Ucrânia 'foi tomada por dois países'

Presidente repetiu que a paz é a melhor forma para restabelecer um processo de conversação entre Rússia e Ucrânia

[Em Abu Dhabi, Lula diz que decisão sobre guerra na Ucrânia 'foi tomada por dois países' ]

FOTO: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repetiu que deveria ser realizada uma negociação da paz entre a Rússia e Ucrânia. O mandatário brasileiro disse, em entrevista à imprensa em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, que pretende envolver os países da América Latina nesse contexto. 

Lula afirmou que a construção da guerra foi mais fácil do que será a saída dela. "A decisão da guerra foi tomada por dois países. E, agora, estamos tentando construir um grupo de países que não tem nenhum envolvimento com a guerra, que não querem a guerra, que desejam construir paz no mundo, para conversarmos tanto com a Rússia quanto com a Ucrânia. Mas, também, nós também temos que ter em conta que é preciso conversar também com os Estados Unidos e com a União Europeia”, disse. 

Segundo Lula, a situação está cada vez mais difícil e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não tomam uma iniciativa de paz. 

“A Europa e os Estados Unidos terminam dando contribuição para a continuidade dessa guerra. Acho que nós temos que sentar numa mesa e dizer: chega. Vamos conversar porque a guerra nunca trouxe e nunca trará benefício para a humanidade. Fiquei muito feliz com a visita do presidente Macron para conversar com o Xi Jinping. É muito importante que as pessoas comecem a discutir a questão de paz”, concluiu o presidente.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!