Em carta, secretários pedem inclusão da vacina do Butantan em cronograma nacional

Documento foi enviado nesta quinta (15), ao Ministério da Saúde

[Em carta, secretários pedem inclusão da vacina do Butantan em cronograma nacional]

FOTO: Agência Brasil

O Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass) enviou nesta quinta-feira (15), uma carta ao Ministério da Saúde cobrando compromisso de inclusão da vacina contra Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que será produzida pelo Instituto Butantan no Programa Nacional de Imunizações. Segundo o documento, a  preocupação é que o governo federal não se envolva na definição das estratégias de produção e de distribuição da vacina desenvolvida com a empresa chinesa Sinovac.

A carta explica ainda que o governo federal projeta a distribuição da vacina de Oxford, que no Brasil será produzida pela Fiocruz, somente para abril. Com isso, a Conass pede que a pasta se comprometa a incluir no cronograma o imunizante desenvolvido pelo Butantan e "quaisquer outras vacinas produzidas e testadas por outras indústrias, que possuam condições de eficácia, segurança e produção disponível para iniciar a vacinação da população brasileira no mês de janeiro de 2021, ou no menor espaço temporal possível".

"O enfrentamento assertivo à pandemia Covid-19, que já evoluiu com mais de 150 mil óbitos no Brasil, exige a máxima pressa e celeridade na aquisição e disponibilização de vacinas à nação. Com efeito, o momento exige que o Ministério da Saúde comande a unidade nacional em torno da disponibilização célere, segura e oportuna das vacinas já disponíveis, em especial as produzidas pelas iniciativas subnacionais", conclui a carta.

Durante uma reunião na última quarta-feira (14), os secretários presentes deduziram que o governo federal está ignorando o imunizante que tem participação do Instituto Butantan, ainda em fase de testes. 
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!