• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Em caso de suspensão de mandato, Josafá Marinho assume vaga de Binho Galinha na Alba

Em caso de suspensão de mandato, Josafá Marinho assume vaga de Binho Galinha na Alba

Deputado teve mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça, mas ainda não foi localizado

Por Da Redação
Às

Em caso de suspensão de mandato, Josafá Marinho assume vaga de Binho Galinha na Alba

Foto: Reprodução

O colégio de líderes da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) se reunirá ainda nesta semana para deliberar sobre a possível suspensão do mandato do deputado estadual Binho Galinha (PRD), alvo da Operação Estado Anômico, deflagrada nesta quarta-feira (1º) pela Polícia Federal.

Se a suspensão for confirmada, a vaga será assumida por Josafá Marinho (Patriota), diretor técnico da Bahia Pesca, que obteve 33.545 votos nas últimas eleições e ficou como suplente.

Binho Galinha teve mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça, mas não foi localizado e é considerado foragido. Durante a operação, foram presos a esposa e o filho do parlamentar, além de quatro policiais militares.

Conselho de Ética

Em nota, a presidente da Alba, Ivana Bastos (PSD), afirmou que o Conselho de Ética só será acionado após a Casa ser formalmente notificada pelo Ministério Público.

“Em respeito à sociedade baiana e ao princípio da transparência institucional, informamos que, assim que a Alba for notificada, adotará as medidas internas cabíveis, em conformidade com a Constituição, as leis e o Regimento Interno”, disse.

Entenda

Segundo a Polícia Federal, Binho Galinha é suspeito de chefiar uma milícia em Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador. O grupo seria especializado em lavagem de dinheiro proveniente do jogo do bicho, agiotagem, extorsão, receptação qualificada e outras infrações penais.

A operação Estado Anômico é um desdobramento da Operação El Patrón, deflagrada em dezembro de 2023.

A PF aponta que, mesmo sob medidas cautelares, Binho Galinha continuou a comandar o grupo, utilizando empresas de fachada e “laranjas” para movimentar recursos ilícitos.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário