Em decisão unanime, TRF4 mantém bordão de Bolsonaro

Bolsonaro está liberado para falar "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos" nas lives semanais

Por Da Redação
Às

Em decisão unanime, TRF4 mantém bordão de Bolsonaro

Foto: Agência Brasil

Em audiência realizada, em primeira instância, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), foi decidido, por unanimidade, a anulação da ação popular que pedia a Justiça que proibisse o presidente Jair Bolsonaro de falar em lives durante a semana o seu famoso bordão "Brasil acima de Tudo, Deus acima de todos". 

A decisão do TFR4 afirmou ser inviável a condenação por não apresentar provas que façam juiz a julgamentos de cunho de uma ação popular.

O relator do caso, desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Junior, declarou que o instrumento de ação popular se destina a analisar fatos concretos de lesão e não questionamentos abstratos.

A ação 

O processo, ajuizado por uma professora de Curitiba, afirma que a expressão utilizada por Bolsonaro viola o principio de impessoalidade, incapacitando o administrador público de utilizar seu cargo para promoção pessoal ou partidária. 

Para ela a utilização da frase se encaixaria em promoção de um grupo político, apontando que o presidente concorreu às eleições pela coligação “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.

O processo já havia sido julgado pela 3ª Vara Federal de Curitiba, que extinguiu o requerimento alegando não ter resolução concreta de que o bordão haveria de fato afetado o patrimônio público. Então, o processo foi enviado ao tribunal para reexame, onde foi anulado e encerrado.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário