Em dia de homenagens a Niki Lauda, Lewis Hamilton vence GP de Mônaco 

Com a vitória, pentacampeão segue invicto na temporada 

[Em dia de homenagens a Niki Lauda, Lewis Hamilton vence GP de Mônaco ]

FOTO: Benoit Tessier/Reuters

O GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2019 da Fórmula 1, realizado neste domingo (26), foi uma verdadeira superação para Lewis Hamilton, com pneus médios do seu carro muito desgastados, e gerando muitas reclamações via rádio pelo piloto, o inglês conteve as tentativas de ultrapassagem de seus adversários, liderou de ponta a ponta e conquistou mais uma vitória na temporada, aumentando sua vantagem na liderança do campeonato. 

A classificação da prova terminou na sequência: Hamilton, Sebastian Vettel e Valtteri Bottas. O último só alcançou o terceiro lugar, por conta de uma punição sofrida por Max Verstappen, que cruzou a linha de chegada em segundo, mas devido a uma passagem indevida por Bottas nos boxes, foi penalizado com 5 segundos do tempo da prova e terminou em quarto. 

A corrida teve momentos de tensão a partir da metade da prova, após a punição a Verstappen. A Mercedes de Hamilton, não tinha como resolver o tão contestado problema com os pneus, pois não tinha um pit-stop disponível, a solução foi manter o inglês na pista para concluir o percurso. A partir desse momento, vários cenários poderiam ser construídos, Hamilton venceria se mantivesse o ritmo do carro, Verstappen seria o vencedor se ultrapassasse Hamilton e abrisse cinco segundos de vantagem em relação a seu oponente, até Vettel poderia ter saído com a vitória se os dois primeiros tivessem problemas entre si. 

Verstappen com mais potência de motor a três voltas do fim teve chance de se sagrar campeão, em uma tentativa de ultrapassagem os carros chegaram a colidir, mas Hamilton se defendeu bem e conseguiu mais uma vitória em 2019, a sexta da temporada em seis provas disputadas. 

Na classificação geral do campeonato, Hamilton agora soma  137 pontos, contra 120 do vice-líder Valtteri Bottas, Sebastian Vettel com 82, completa o ranking dos três primeiros colocados. 

Homenagens a Lauda 

Momentos antes da corrida se iniciar, os competidores fizeram uma homenagem ao ex-piloto Niki Lauda, que morreu na última segunda-feira (20) em decorrência de uma complicação renal. Os corredores receberam bonés vermelhos, em referência a época que o tricampeão de Fórmula 1 trabalhou nos bastidores do esporte.  O icônico capacete do austríaco foi posto em um totem no centro dos 20 pilotos e foi respeitado um minuto de silêncio como forma de homenagem. 


Comentários