Em discurso, Joe Biden cita Al Qaeda e defende que missão anterior foi "bem sucedida"
Foi o primeiro pronunciamento desde que o Talibã tomou o poder do Afeganistão

Foto: Anna Moneymaker/Getty Images
Em discurso feito na tarde desta segunda-feira (16), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, relembrou a missão feita no Afeganistão, há 20 anos, para derrubada da Al Qaeda e classificou ato como "bem sucedido". O pronunciamento foi o primeiro desde a tomada do poder afegão pelo movimento Talibã.
"Quero lembrar a todos como chegamos aqui. Fomos ao Afeganistão há quase 20 anos para impedir que a al Qaeda voltasse a nos atacar, e conseguimos fazer isso", citando a morte de Osama Bin Laden, líder da organização fundamentalista islâmica, como "bem sucedida". Ele foi responsável por ordenar o ataque às Torres Gêmeas, no complexo empresarial World Trade Center, nos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001.
Sobre a retirada das tropas estadunidenses do solo afegão, Biden afirmou que “nosso objetivo nunca foi construir um país. Nunca foi a criação de uma democracia unificada e centralizada”. E reiterou que não se arrepende da decisão, afirmando que "temos que manter o foco em outras partes do mundo".
O movimento fundamentalista islâmico nacionalista, Talibã, assumiu o poder do Afeganistão neste domingo (15), após a retirada das tropas do Estados Unidos do país. Grupo governou parte do país entre 1996 e 2001, apesar de só ter tido o poder reconhecido por três países na época.