Em discurso, Putin compara invasão da Ucrânia à vitória contra Alemanha na 2ª Guerra Mundial
Presidente russo não citou quais rumos serão tomados nos ataques militares na Ucrânia

Foto: Reprodução
O presidente russo, Vladimir Putin, comparou a trajetória de seus militares na invasão à Ucrânia à vitória de seu país sobre a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. As declarações foram feitas nesta segunda-feira (9), durante celebração do 77º Dia da Vitória.
O discurso porém chamou atenção dos países do Ocidente, que esperavam um anúncio de escalada na guerra contra Ucrânia. Putin não fez nenhum novo anúncio formal de guerra e se dedicou a incentivar as tropas evocando os soldados da Segunda Guerra.
"Defender a pátria quando seu destino está sendo decidido sempre foi sagrado", disse ele. "Hoje você está lutando por nosso povo em Donbas, pela segurança da Rússia, nossa pátria".
Durante a declaração, que durou cerca de 11 minutos, Putin não fez menção à Ucrânia, nenhuma avaliação do progresso da guerra e também não estimou quanto tempo poderia continuar.
O que diz a Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky afirmou que a Rússia encena uma "reencenação sangrenta do nazismo". Ele ainda completou que "não permitiremos que ninguém roubará nenhum pedaço de nossa terra".