Em entrevista, Guedes diz que Brasil pode virar Venezuela em um ano e meio
Descontrole de gastos e alta taxa de juros foram citados como motivos para ocorrência de cenário

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (2) que o Brasil pode se tornar uma nova Venezuela no período de 1 ano e meio. A declaração foi dada ao youtuber Thiago Nigro, do canal Primo Rico, em podcast gravado na última sexta-feira (26) e que foi ao ar hoje. "Para virar a Argentina, seis meses. Para virar a Venezuela, um ano e meio. Se fizer errado, vai rápido. Agora, quer ir para o outro lado? Quer virar Alemanha ou Estados Unidos? 10 ou 15 anos na outra direção", afirmou Guedes.
A condição para isso, segundo o ministro, seria continuar as políticas públicas de governos anteriores, que beneficiavam grandes empresas com empréstimos de bancos públicos, e o descontrole dos gastos do governo. Para Guedes, a prática de emprestar dinheiro de bancos públicos a grandes companhias brasileiras criava, no final, o ciclo que impulsionou campanhas eleitorais no passado.
O ministro também relembrou o histórico de terra de prosperidade no passado. "O Brasil que crescia 7,5% ao ano, durante décadas, (...) trazendo gente de todo o mundo. É a maior colônia de japoneses fora do Japão. Segunda maior colônia de italianos fora da Itália. Terceira maior colônia de alemães fora da Alemanha. Todo mundo vinha para cá, porque era a terra da prosperidade. Hoje, é o contrário. O filho do mais rico vai estudar fora e fica por lá, por Miami; o filho do mais pobre vai entregar pizza em Boston", relembrou.