Em evento sobre o IR, Lula volta a falar sobre chanceler alemão

Presidente volta a comentar críticas de Friedrich Merz ao Brasil.

Por Da Redação
Às

Atualizado
Em evento sobre o IR, Lula volta a falar sobre chanceler alemão

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (26) a lei que eleva para R$ 5 mil a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR). O novo texto também prevê descontos para contribuintes que recebem até R$ 7.350 mensais.

Durante a cerimônia, Lula voltou a falar sobre declarações recentes do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, que relatou que jornalistas que o acompanharam à COP30, em Belém, ficaram felizes em retornar à Alemanha. Merz disse ainda que “ninguém levantou a mão” quando questionados sobre querer permanecer no Brasil.

Em resposta, Lula fez críticas ao chanceler e disse que comentários desse tipo desconsideram a realidade e a cultura brasileira. “A gente não é medido pelo tamanho. A gente é medido pela força de caráter que tem o povo.”, afirmou.

Ao mencionar Merz, Lula relatou uma conversa direta com o alemão “Aquele rapaz da Alemanha que falou mal de Belém, eu encontrei com ele na Alemanha. Eu falei ‘Companheiro, eu queria te falar uma coisa. [...] Só que você foi pisar no Brasil, mas a sua cabeça não saiu de Berlim, porque você não conheceu o Belém. Você não foi dançar o carimbo, você não foi comer uma maniçoba...’”

O presidente também disse que viajar envolve conhecer e respeitar o país visitado “Faça como eu. Quando eu viajo para Berlim, eu não quero ficar querendo comer feijoada, maniçoba, sabe? Acarajé... Não! Eu fico querendo comer joelho de porco. Eu quero comer aquela linguicinha frita na carroça. Eu quero comer salsicha. Quero comer chucrutes."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.