• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Em ligação com Lula, presidente chinês diz que Brasil e China devem proteger o Sul Global e fortalecer papel da ONU

Em ligação com Lula, presidente chinês diz que Brasil e China devem proteger o Sul Global e fortalecer papel da ONU

Conversa ocorreu no mesmo dia em que Trump lançou oficialmente o seu "Conselho da Paz"

Por Da Redação
Às

Em ligação com Lula, presidente chinês diz que Brasil e China devem proteger o Sul Global e fortalecer papel da ONU

Foto: Reprodução/Flickr

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da China, Xi Jinping, conversaram por telefone nesta quinta-feira (22), segundo a agência estatal chinesa Xinhua. O Planalto confirmou e disse que a conversa entre os dois líderes durou cerca de 45 minutos. O presidente chinês disse que Pequim e Brasília devem atuar de forma conjunta para proteger os interesses do Sul Global. 

Ainda segundo a agência chinesa, Xi Jinping disse a Lula que eles devem aprofundar a cooperação estratégica para defender a equidade internacional e fortalecer o papel central das Nações Unidas. O líder asiático destacou que a China está disposta a "sempre ser uma boa amiga e parceira dos países da América Latina e do Caribe".

Xi ainda disse que China e Brasil têm responsabilidades comuns diante de um cenário internacional marcado por instabilidade e tensões geopolíticas, e defendeu que os dois países trabalhem para promover uma ordem internacional mais justa, baseada no multilateralismo e no respeito ao desenvolvimento dos países emergentes. 

O país também estaria disposto a promover "a cooperação mutuamente benéfica em todas as áreas e um maior desenvolvimento das relações bilaterais". Lula, por sua vez, anunciou concederá isenção de algumas categorias de vistos de curta duração a cidadãos chineses, em reciprocidade à medida de isenção adotada pela China desde 2025, de acordo com o Planalto. 

A conversa ocorreu no mesmo dia em que Trump lançou oficialmente o seu "Conselho da Paz" - criada para supervisionar a paz na Faixa de Gaza e reconstruir o território palestino, a estrutura é vista por parte da comunidade internacional como uma tentativa de esvaziar a ONU. O presidente Lula foi convidado para integrar o Conselho da Paz, mas ainda não respondeu ao convite. Nenhum grande aliado ocidental estava no lançamento.  

Cerca de 30 dos 60 líderes mundiais que aceitaram participar do conselho estavam na cerimônia, como o presidente argentino, Javier Milei. Em discurso na cerimônia, Trump disse ser um "dia muito empolgante" e voltou a criticar a ONU. Os EUA também protagonizam um momento de tensão geopolítica após invadirem a Venezuela e capturarem o presidente Nicolás Maduro. Semana depois, Trump já ameaçou outras ofensivas no Irã e na Groenlândia. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.