Em manifesto, OAB diz confiar no sistema eleitoral brasileiro

Entidade afirma que não apoia nem se opõe a governos

[Em manifesto, OAB diz confiar no sistema eleitoral brasileiro]

FOTO: Divulgação/OAB

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, leu nesta segunda-feira (8), durante sessão, o manifesto da entidade em defesa da democracia e reforçou que o órgão confia no sistema eleitoral brasileiro. No texto, ele tentou afastar a entidade do jogo partidário, dizendo que ela não é apoiadora de governo, partidos e candidatos. 

"Defendemos e protegemos a democracia. Temos orgulho e confiança no modelo do sistema eleitoral de nosso país, conduzido de forma exemplar pela Justiça Eleitoral. O Brasil conta com a OAB para zelar pelo respeito à Constituição, afastando os riscos de rupturas democráticas e com preservação das instituições e dos poderes da República", afirmou Simonetti. "Esse é o compromisso verdadeiro da Ordem dos Advogados do Brasil, de sua diretoria nacional, de seus conselheiros federais, do colégio de presidentes seccionais, e de membros honorários vitalícios. Viva o Brasil, viva a democracia brasileira", completou.

Ele também afirmou que a OAB continuará cumprindo suas missões, como representar a advocacia e defender o Estado Democrático de Direito, os direitos e garantias individuais, o modelo federativo, a divisão e a harmonia entre os poderes da República, e o voto secreto, periódico e universal. "O papel da OAB nas eleições é como representante da sociedade civil, acompanhar o processo junto ao Tribunal Superior Eleitoral e demais órgãos. Pugnamos por eleições limpas, livres, com a prevalência da vontade expressa pelo eleitorado por meio do voto, o que vale para todos os cargos em disputa", afirmou Simonetti.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Petrobras decide sobre dividendos e elege novo conselho nesta quinta]

Na eleição para o conselho, o governo tenta ampliar sua influência direta sobre a maior estatal brasileira

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!