• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Em meio à crescente tensão, Trump ameaça bloquear a inauguração de ponte entre os EUA e o Canadá

Em meio à crescente tensão, Trump ameaça bloquear a inauguração de ponte entre os EUA e o Canadá

A infraestrutura foi construída com financiamento canadense.

Por Da Redação
Às

Em meio à crescente tensão, Trump ameaça bloquear a inauguração de ponte entre os EUA e o Canadá

Foto: Isac Nóbrega/PR/Flickr

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impedir a inauguração da Ponte Internacional Gordie Howe, localizada entre os municípios de Detroit, em Michigan (EUA) e Windsor, em Ontário (CA). A estrutura, que  teve um custo estimado em US$ 4,7 bilhões (R$ 24,4 bilhões) e foi financiada integralmente pelo Canadá, segundo a empresa contratada, teve o projeto aprovado por Trump durante o seu primeiro mandato.   

Em meio à crescente tensão entre os países, guerra comercial e queixas,  o chefe estadunidense afirmou que seu país deveria ser dono de pelo menos metade da infraestrutura. 

"Não permitirei que esta ponte seja inaugurada até que os Estados Unidos sejam totalmente compensados ​​por tudo o que lhes demos, e também até que o Canadá trate os Estados Unidos com a justiça e o respeito que merecemos", escreveu Trump na rede social Truth Social, exigindo ainda o início das negociações “imediatamente”.

Apesar da Alfândega e Proteção de Fronteiras poder fechar, por lei, entradas nos EUA em caso de ameaça específica à vida humana ou interesses nacionais, ainda é desconhecida a forma que Trump pretende impedir a inauguração da ponte. 

Além disso, há também a possibilidade da ameaça não ser cumprida diante ao histórico do presidente, que já fez outras declarações que causaram preocupação, mas precisou recuar. 

Em resposta à ameaça, a Câmara de Comércio do Canadá repudiou a declaração de Trump dizendo que seria uma “atitude contraproducente”. 

Já a porta-voz da governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, minimizou o caso e se mostrou animada com a inauguração da infraestrutura , que em suas palavras, vai ocorrer “de uma forma ou de outra”. 

O gabinete do primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, se recusou a comentar sobre o assunto. 

Solicitação de interrupção da construção  

Dona da Ponte Ambassador, localizada próximo a infraestrutura construída pelo Canadá, a família Moroun, de Detroit, havia solicitado que Trump suspendesse a construção da ponte, apontando que a nova estrutura afetaria seus negócios transfronteiriços. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário