• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Em meio a pandemia, Lacen completa 105 anos na próxima segunda-feira (7)

Em meio a pandemia, Lacen completa 105 anos na próxima segunda-feira (7)

Laboratório público se tornou o maior em capacidade para testagem da Covid-19 após ampliação

Por Da Redação
Às

Em meio a pandemia, Lacen completa 105 anos na próxima segunda-feira (7)

Foto: Divulgação/Sesab

O Lacen-BA (Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz) completa 105 anos na próxima segunda-feira (7), em meio ao feriado da Independência do Brasil e a pandemia do coronavírus. Ao longo dessa trajetória, as doenças contagiosas e indícios de contaminação em alimentos e produtos que passaram pela análise do laboratório foram essenciais para os 417 municípios baianos.

Este ano, o Lacen passou por uma ampliação e tornou-se o maior laboratório público do país em capacidade para testagem da Covid-19. Desde o começo da pandemia, a unidade já realizou mais de 268 mil testes, até esta sexta-feira (4). Com a ampliação, a capacidade do Lacen subiu de 400 para 4 mil testes por dia, com 85% dos resultados sendo entregues em até 48 horas.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o investimento superior a R$ 2 milhões, em obras e equipamentos, foi planejado em janeiro, no início da pandemia. “A ampliação compreendeu a construção de um pavilhão, ampliação do laboratório de biologia molecular, aquisição de novos equipamentos e contratação de insumos. Isso alçou o Lacen da Bahia ao principal laboratório público estadual do Brasil na capacidade de realizar exames para coronavírus”, afirma o secretário.

A diretora-geral do Lacen, Arabela Leal, destaca que todo o investimento feito na ampliação do Lacen por causa da Covid-19 vai continuar beneficiando os baianos mesmo depois que a pandemia estiver controlada. “Esta estrutura foi montada para a Bahia. O nosso laboratório de saúde pública está estruturado para o que vier. Temos também um projeto para a implantação do laboratório com nível de segurança 3, que nós ainda não temos”. Disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.