Em nota, Clínica AMO esclarece denúncia feita por moradores do bairro do Rio Vermelho, em Salvador, sobre derrubada de árvores
Clínica diz que foi notificada pela Defesa Civil

Foto: Divulgação
Em nota divulgada nesta terça-feira (22), a Clínica AMO esclareceu a denúncia feita por moradores do bairro do Rio Vermelho, em Salvador, sobre a derrubada de árvores na Av. Conselheiro Pedro Luiz. Segundo a clínica, o terreno onde as duas árvores se encontram está “exercendo um enorme empuxo contra o muro de divisória” e, dessa forma, coloca em “risco a vida das pessoas que por ali transitam”.
“Como forma de compensação da supressão, a Clínica AMO irá fazer o replantio de 20 espécies de árvores no bairro Rio Vermelho, com no mínimo 2,50 de altura, sugeridas pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS). As espécies plantadas em compensação, serão georreferenciadas e acompanhadas pela AMO por 02 anos”, esclarece a Clínica em nota.
Confira a nota na íntegra
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Clínica AMO informa que foi notificada pela Defesa Civil, que identificou duas árvores em seu terreno, localizado na Rua Conselheiro Pedro Luiz, nos fundos da clínica. O terreno onde as árvores se encontram já está exercendo um enorme empuxo contra o muro de divisória para a área pública o qual se encontra com espessas rachaduras e notável “embarrigamento” colocando, assim, em risco a vida das pessoas que por ali transitam. Aparentemente as árvores poderiam vir a tombar em via pública devido ao peso exercido no solo e suas raízes que estão transpassando a área do terreno. A Defesa Civil (CODESAL) deu um prazo para que as medidas de supressão das árvores ocorressem. A Clínica AMO contratou empresa de engenharia ambiental para estudar a situação. Além disso, observou e cuidou de todas as questões que envolvem as árvores: culturais, religiosas e ambientais.
Como forma de compensação da supressão, a Clínica AMO irá fazer o replantio de 20 espécies de árvores no bairro Rio Vermelho, com no mínimo 2,50 de altura, sugeridas pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS). As espécies plantadas em compensação, serão georreferenciadas e acompanhadas pela AMO por 02 anos.
Em respeito à cultura Afro, a Clínica AMO recebeu os representantes da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia. No dia 06 de setembro, com apoio operacional da Transalvador e execução de empresa especializada em supressão de árvores, uma grande operação foi montada para correta erradicação das árvores.
A AMO também adotou a Praça Colombo, através do programa Verde Perto, promovido pela Prefeitura. O objetivo é de revitalizar espaços e equipamentos públicos, além de ampliar a cobertura vegetal na cidade, o que melhora o microclima e contribui para uma cidade mais sustentável