Em reunião, Banco Central decide futuro da taxa de juros

Decisão final será divulgada na quarta-feira (9)

Por Da Redação
Às

Em reunião, Banco Central decide futuro da taxa de juros

Foto: Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decide nesta terça-feira (8), o patamar da taxa básica de juros da economia brasileira até o final deste ano. Durante a reunião, as  expectativas apontam para uma nova manutenção da Selic em 2% ao ano, menor patamar da história. A decisão final será anunciada na quarta-feira (9), e ficará vigente por ao menos 45 dias.  

Na última reunião, quando a taxa básica de juros foi mantida em 2% ao ano, o Copom afirmou que "a forte retomada em alguns setores produtivos parece sofrer alguma desaceleração" e destacou que os indicadores sugerem uma recuperação desigual. O presidente do BC,  Roberto Oliveira Campos, e os oito diretores da autoridade monetária realizam nesta terça (8), apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas da economia e o comportamento do mercado financeiro. 

Juros básicos

A Selic é conhecida como taxa básica porque é a mais baixa da economia e funciona como forma de piso para os demais juros cobrados no mercado. De acordo com o BC, a taxa é usada nos empréstimos entre bancos e nas aplicações que as instituições financeiras fazem em títulos públicos federais.

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida e isso causa reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário