Em um ano de PIX, 80% das ONGs já utilizam forma de pagamento para doações
Sistema tem cerca de 350 milhões de chaves cadastradas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O PIX, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), completou um ano de funcionamento no Brasil na última terça-feira (16). Com 350 milhões de chaves cadastradas, o meio de pagamento também é usado como uma alternativa para as organizações da sociedade civil (OSCs) receberem doações, como é o caso de 80% das ONGs consultadas.
De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), outras 15% das ONGs sinalizam que pretendem aderir em breve à modalidade.
Os entrevistados apontam que o PIX facilita o recebimento de doações, devido à possibilidade da diversidade de chaves que uma organização pode ter para receber doações, como o próprio CNPJ, utilizado por 80% das organizações.
Outras 30% das instituições afirmam usar o e-mail como chave, seguido do número de telefone (12%) e chaves aleatórias (9%). Cada ONG pode ter até 5 chaves PIX.
Além disso, 50% das ONGs ouvidas afirmam que as doações aumentaram após a decisão da modalidade de pagamento.
“A adesão das ONGs ao PIX foi maior que a das próprias empresas, o que reforça o quanto a ferramenta se mostrou fundamental em proporcionar mais acesso e inclusão das pessoas que querem gerar impacto por meio da doação”, afirma João Paulo Vergueiro, diretor executivo da ABCR.