Embaixada de Israel conta com novo chefe após crise com Brasil, diz fontes
Com cargo vago desde 12 de agosto, porta-voz Or Shaul Keren deve chefiar missão provisoriamente

Foto: José Cruz/Agência Brasil
A embaixada de Israel em Brasília conta com um novo chefe após o Brasil ignorar o pedido israelense para enviar um novo embaixador ao país. Com o cargo vago desde o último dia 12 de agosto, fontes próximas à representação diplomática informaram ao portal Metrópoles que o porta-voz Or Shaul Keren deve chefiar a missão provisoriamente.
O primeiro-secretário atua na área da diplomacia pública do Israel e está no Brasil desde 2023. Anteriormente, Shaul Keren atuava no Ministério do Interior de Israel.
Conforme as fontes ligadas à diplomacia israelense, a tendência é de que um novo encarregado de negócios seja enviado por Israel ao solo brasileiro, sem previsão para que isso aconteça.
Na última segunda-feira (26), a chancelaria israelense anunciou a retirada do pedido de aprovação do embaixador Gali Dagan, nome escolhido para substituir Daniel Zonshine, que se aposentou no início deste mês.
Já em janeiro deste ano, o ex-embaixador israelense na Colômbia foi indicado para assumir o posto no Brasil. No entanto, o governo brasileiro ignorou a aprovação do agrément de Dagan, até a chancelaria de Israel desistiu de encaminhá-lo.
O agrément é um acordo que permite que um diplomata estrangeiro assuma uma embaixada, o qual Gali não conseguiu.