Emmanuel Macron toma posse para segundo mandato como presidente da França
Em discurso, ele promete um país "mais independente"

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O presidente da França, Emmanuel Macron, foi empossado neste sábado (7), em cerimônia no Palácio do Eliseu, para um segundo mandato. Ele obteve 58,5% dos votos no segundo turno contra Marine Le Pen, de extrema-direita, apesar da forte oposição às suas políticas pró-negócios e de uma proposta para aumentar a idade de aposentadoria.
Em discurso, Macron falou da necessidade de inovar em um momento de desafios sem precedentes para o mundo e para a França. Além disso, ele disse que seu segundo mandato será "novo" e não apenas uma continuação do primeiro. "Precisamos inventar juntos um novo método, longe de tradições e rotinas cansadas, com o qual possamos construir um novo contrato produtivo, social e ecológico", afirmou o presidente francês, prometendo agir com "respeito" e "consideração".
Além disso, ele prometeu "trabalhar incansavelmente" por uma França "mais independente e mais forte". Emmanuel Macron destacou, ainda, a ameaça representada pela invasão da Ucrânia pela Rússia e as preocupações ambientais globais. Entre os 500 convidados presentes estavam os ex-presidentes François Hollande e Nicolas Sarkozy, os ex-primeiros-ministros Edouard Philippe, Manuel Valls, Alain Juppe e Jean-Pierre Raffarin, além de líderes religiosos e outras figuras estatais.
No domingo (8), Macron participará das cerimônias que marcam o aniversário da vitória dos Aliados sobre a Alemanha nazista em 8 de maio de 1945. Ele deve fazer um discurso no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na segunda-feira, antes de viajar a Berlim para se encontrar com o chanceler alemão Olaf Scholz.