Empresa de investimentos anuncia compra da rede baiana Atakarejo
Aquisição agora precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)

Foto: Divulgação/Atakarejo
O Pátria Investimentos, empresa do ramo de investimentos, anunciou na terça-feira (3), a aquisição da rede baiana de alimentos Atakarejo. O valor do negócio não foi divulgado, mas o mercado especula algo em torno de R$ 700 milhões. Agora, a transação segue para aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Fundada pelo empresário Teobaldo Costa, a Atakarejo possui 28 lojas espalhadas pela Bahia e, no último ano, gerou receita próxima de R$ 4 bilhões. A rede é a sexta maior do país e ganha fôlego na disputa com as gigantes Assaí e o Atacadão, do Carrefour.
A aquisição do controle foi feita pela holding SMR do Pátria, que já possui uma rede de supermercados regionais, com as marcas Avenida e Boa Supermercados, do interior de São Paulo, e as catarinenses Superpão e Germânia.
Nos últimos anos, o modelo de atacarejo tem se popularizado devido à sua competitividade de preços em um período de poder aquisitivo limitado e alta inflação pós-pandemia. De acordo com a Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (Abaas), existem atualmente mais de 2 mil lojas com esse modelo no país.