Empresas exportadoras voltam a apresentar resultados fortes no primeiro trimestre de 2021
Lideradas pela Vale, o conjunto de 13 das principais empresas listadas voltadas ao mercado externo avançou 45% no primeiro trimestre

Foto: Reprodução
As empresas exportadoras voltaram a apresentar resultados fortes no primeiro trimestre de 2021. Agora, eles se consolidaram a posição de principais ganhadoras entre o grupo das companhias de capital aberto brasileiras na crise da pandemia.
Lideradas pela Vale, o conjunto de 13 das principais empresas listadas voltadas ao mercado externo avançou 45% no primeiro trimestre, na comparação com igual período de 2020, para cerca de R$ 340 bilhões, segundo levantamento feito pelo Estadão/Broadcast. No setor de proteínas, a maior empresa, a JBS, aproveitou-se de sua vasta diversificação geográfica para a recuperação da economia de países como os Estados Unidos.
A expectativa dos analistas é que a sustentação de números favoráveis ao longo do ano ajude a dar contribuição positiva para a retomada da economia, que ainda é desigual. “A recuperação de volume foi muito relevante e houve choque de preços. É natural que eles sejam os vencedores”, afirma Luis Gustavo Pereira, chefe de mercado de capitais na Guide.