Endividamento atinge patamar recorde nas empresas brasileiras em 2021

Comércio e Serviços registraram piora, com os aumentos mais expressivos, aponta a Serasa Experian

Por Da Redação
Às

Endividamento atinge patamar recorde nas empresas brasileiras em 2021

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

De acordo com o levantamento feito pela Serasa Experian, o endividamento das empresas brasileiras atingiu um número recorde no fechamento de 2021, registrando 57,9%. Esse foi o maior resultado desde 2008, início da série histórica do estudo. 

Além disso, desde 2019 o nível de endividamento veio aumentando e, em 2020, marcou 48,1%. Confira os dados no gráfico:

Análise setorial

Ainda sobre 2021, a análise setorial mostrou que o resultado geral (57,9%) foi impulsionado por todos os macro segmentos (Primário, Comércio, Indústria e Serviços), que também tiveram níveis recordes de endividamento dentro da série histórica do estudo, iniciada em 2008. 

 Na comparação entre o ano passado e 2020, os aumentos mais expressivos identificados foram para o Comércio e Serviços, ambos com expansões de mais de 10 pontos percentuais.

Dentre todos os macro segmentos e as áreas que estão contempladas dentro de cada um deles, as empresas de Energia Elétrica, que pertencem ao setor de Serviços, foram as únicas a marcarem queda do endividamento na comparação ano a ano (2020 x 2021), indo de 53,3% para 50,9%.

O estudo inédito da Serasa Experian avaliou cerca de 58 mil demonstrativos financeiros das empresas dos setores primário, industrial, comercial e de serviços da economia brasileira referentes a 2021. Veja na tabela abaixo os dados completos da evolução do endividamento:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.