Endividamento já corresponde a quase 60% da renda das famílias em 2021, diz BC

Resultado de junho é o maior patamar desde 2005

Por Da Redação
Ás

Endividamento já corresponde a quase 60% da renda das famílias em 2021, diz BC

Foto: Getty Images

Dados do Banco Central (BC) mostram que o endividamento das famílias brasileiras bateu recorde, com o valor total das dívidas chegando a 59,9% da renda média anual. O resultado de junho é o maior patamar desde o início da série histórica do BC, em 2005. A inadimplência, no entanto, se mantém estável, em 4,2%, mas analistas temem que o peso da inflação, que chegou a 10,25% na taxa acumulada em 12 meses até setembro, force as famílias a atrasarem as prestações com o orçamento já apertado.

Com a inflação em alta e a perspectiva de um aperto maior de juros, analistas alertam que o orçamento comprimido das famílias com dívidas será um limitador adicional ao crescimento da economia nos próximos meses.

Julho

Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada em agosto, mostrou que o percentual de famílias que relataram ter dívidas no mês de julho chegou a 71,4%, o maior patamar da série histórica, iniciada em 2010. A alta é de 1,7 ponto percentual na comparação com junho e de 4 pontos em relação a julho de 2020, o maior aumento anual verificado desde dezembro de 2019. As dívidas incluem cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.