Entidade criada por operadoras se prepara para instalar 5G em Brasília

Capital federal pode ser a primeira do país a receber sinal 5G

[Entidade criada por operadoras se prepara para instalar 5G em Brasília]

FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Siga Antenado, entidade criada pelas operadoras Claro, Tim e Vivo, deu início aos preparativos finais para instalar a faixa 3,5 gigahertz, responsável pelo internet móvel 5G, em Brasília. Com isso, a capital pode ser a primeira no país a ter o 5G funcionando.

Na semana passada, a Siga Antenado começou a instalação dos filtros de proteção em Brasília. A expectativa é instalar 110, segundo Leandro Guerra, CEO da entidade. Outra pendência é em relação aos kits de recepção de sinal das TVs parabólicas, que também utilizam a faixa 3,5 gigahertz para transmissão de sinal. A Siga Antenado deu início, na segunda (20), à instalação e distribuição dos kits no DF.

Uma vez concluída a instalação dos filtros, a Siga Antenado poderá solicitar ao grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha o 5G a ativação do sinal em Brasília.

Em relação às demais capitais, ainda não há previsão para o início do trabalho de instalação do 5G.  De acordo com cronograma aprovado pela Anatel, a liberação da faixa de 3,5 GHZ para o 5G nas capitais deve acontecer até o fim de agosto, e a tecnologia precisa ser ativada até 29 de setembro, prazo já estendido em dois meses devido às dificuldades de importação de equipamentos pela Siga Antenado.

 


Comentários