Entidade criada por operadoras se prepara para instalar 5G em Brasília

Capital federal pode ser a primeira do país a receber sinal 5G

[Entidade criada por operadoras se prepara para instalar 5G em Brasília]

FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Siga Antenado, entidade criada pelas operadoras Claro, Tim e Vivo, deu início aos preparativos finais para instalar a faixa 3,5 gigahertz, responsável pelo internet móvel 5G, em Brasília. Com isso, a capital pode ser a primeira no país a ter o 5G funcionando.

Na semana passada, a Siga Antenado começou a instalação dos filtros de proteção em Brasília. A expectativa é instalar 110, segundo Leandro Guerra, CEO da entidade. Outra pendência é em relação aos kits de recepção de sinal das TVs parabólicas, que também utilizam a faixa 3,5 gigahertz para transmissão de sinal. A Siga Antenado deu início, na segunda (20), à instalação e distribuição dos kits no DF.

Uma vez concluída a instalação dos filtros, a Siga Antenado poderá solicitar ao grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha o 5G a ativação do sinal em Brasília.

Em relação às demais capitais, ainda não há previsão para o início do trabalho de instalação do 5G.  De acordo com cronograma aprovado pela Anatel, a liberação da faixa de 3,5 GHZ para o 5G nas capitais deve acontecer até o fim de agosto, e a tecnologia precisa ser ativada até 29 de setembro, prazo já estendido em dois meses devido às dificuldades de importação de equipamentos pela Siga Antenado.

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!