Entidades de direitos humanos entregarão denúncia-crime contra Bolsonaro à CPI da Covid
Documento acusa o presidente de promover 'desinformação' sobre uso de medicamentos ineficazes

Foto: Reprodução/Conselho Nacional de Saúde
Representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e de outras entidades ligadas aos direitos humanos realizarão na noite desta terça-feira (5) a entrega da denúncia-crime de violações de direitos humanos causada pelo governo brasileiro no contexto da pandemia da Covid-19. O documento será entregue ao relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, Renan Calheiros.
A denúncia-crime vai apresentar uma análise das autoridades sanitárias que identificaram diversas violações dos direitos à saúde e à vida dos brasileiros.
Conforme o documento, o presidente da República, Jair Bolsonaro, promoveu a desinformação com o uso de medicamentos não eficazes contra a doença, o que teria ocasionado inúmeros registros de mortes.
Participarão da entrega Fernando Pigatto (CNS), Yuri Costa (CNDH), Diana Melo Pereira, que é diretora da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), Soraia da Rosa Mendes, pesquisadora da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), ambas do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) e Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil (AMDH) e Edjane Rodrigues Silva, Secretária de Políticas Sociais da Contag e do Fórum Nacional de Defesa do Direito Humano à Saúde.