• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Entre julho e outubro, Amazonas desativou 85% dos leitos de UTI destinados para tratamento de Covid-19

Entre julho e outubro, Amazonas desativou 85% dos leitos de UTI destinados para tratamento de Covid-19

Na Bahia, hospitais começaram a ser desativados em setembro

Por Da Redação
Às

Entre julho e outubro, Amazonas desativou 85% dos leitos de UTI destinados para tratamento de Covid-19

Foto: Reprodução/ Getty Images

Um levantamento realizado pelo Instituto Votorantim, com base em informações da Secretaria do Estado de Saúde do Amazonas, mostra que cerca de 85% dos leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] do SUS [Sistema Único de Saúde] foram desativados no estado. Os números foram divulgados ontem (15) pela Folha de S.Paulo. 

Segundo a reportagem, as unidades, que correspondem a quase 117 leitos de UTI, tinham sido criadas entre fevereiro e julho de 2020, em razão do surto da Covid-19 que o país sofria na época. Após os números começarem a cair, o governo desativou, entre julho e outubro os mais de cem leitos, mas o que o Amazonas não esperava é que os números voltariam a crescer. 

Com o atual colapso na saúde e a falta de oxigênio para tratamento de pacientes graves no estado, a previsão é de que 700 pessoas sejam transferidas para outros estados da Federação. 

A previsão é que até amanhã (17) seja montado um grande hospital de campanha em Manaus.

Bahia

A Bahia, governado por Rui Costa (PT), também desativou leitos de UTI em setembro do ano passado, quando o estado apresentou uma desaceleração dos casos confirmados da Covid-19. 

A desativação teve início com o Hospital Ernesto Simões, onde os leitos de UTI deixaram de ser exclusivos para Covid-19 e foram transferidos para pacientes com outras doenças. Ao todo foram 50 leitos de UTI e 200 clínicos. Os poucos pacientes internados no hospital foram transferidos para o Hospital de Campanha da Fonte Nova, que também passou de 80 para 50 leitos de UTI e de 100 para 30 em enfermaria.

Outros hospitais desativados foram o Santa Clara e Riverside. Em outubro, quando a Fonte Nova atingiu apenas três pacientes internados pela doença, também foi desativado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.