Erupção de vulcão na Indonésia deixa pelo menos 13 mortos
98 pessoas ficaram feridas e outras 902 saíram de suas casas

Foto: Reprodução/Redes Sociais
A erupção do vulcão Semeru, localizado na ilha de Java, na Indonésia, causou ao menos 13 mortes no sábado (4), segundo informações de autoridades locais.
A agência indonésia responsável pela mitigação de desastres naturais, a BNPB, ainda procura por mais mortos na região. A maior parte dos ferimentos causados pela erupção foram queimaduras.
A mais alta montanha da ilha, localizada a 3,676 metros acima do nível do mar, abriga o vulcão Semeru. Ele começou a expelir nuvens de cinzas e calor, que recaíram sobre vilas.
Os moradores da ilha abandonaram suas casas, em pânico, quando a erupção começou. Ao todo 902 pessoas saíram de seus lares e 98 delas ficaram feridas.
Pessoas que estavam nas vilas próximas ao vulcão contam que as casas e automóveis ficaram soterrados por cinzas, animais mortos e árvores caídas, bloqueando a passagem em estradas. Eles também falam que uma ponte caiu em meio ao desastre e dificultou os procedimentos de evacuação e resgate, informou o BNPB.
O vulcão estava expelindo lava há um tempo. As autoridades locais vinham monitorando a atividade do Semeru e tinha alertado à população local para não se aproximarem do monte. O Semeru já havia entrado em erupção em janeiro deste ano, mas não causou nenhuma morte.
A Indonésia tem, ao todo, 130 vulcões ativos. A ilha de Java fica no "Círculo de Fogo do Pacífico", uma área do planeta onde as placas tectônicas se encontram e erupções vulcânicas e terremotos são uma realidade.