Escola de Salvador investe em educação financeira para formar cidadãos mais conscientes!
Aos detalhes...

Foto: Divulgação
Com a inflação e o aumento do custo de vida, entender como lidar com o dinheiro se tornou uma habilidade essencial, e que precisa começar desde cedo. No Brasil, segundo a 17ª edição da pesquisa Observatório Febraban, feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), a maioria dos brasileiros (55%) admite que entende pouco (40%) ou nada (15%) de educação financeira, mas reconhece que o tema é muito importante. Prova disso é a inserção do assunto na grade curricular da educação infantil em instituições de ensino, além de promoção de ações com esta finalidade. Em Salvador, o Colégio Vitória-Régia é um exemplo.
Na escola, situada no bairro do Cabula, os alunos aprendem matemática financeira desde a infância, indo além dos cálculos tradicionais. Os pequenos aprendem sobre planejamento, consumo consciente, poupança, doação e até investimento, tudo com linguagem e atividades adequadas para cada faixa etária. Nesse sentido, o Vitória-Régia vai promover a Feirinha Kids de Negócios nos dias 23 (3º ano), 28 (4º ano) e 30 de outubro (5º ano). “A ação tem o objetivo de propiciar aos alunos o aprendizado experimental acerca da educação financeira. Eles têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no currículo escolar, bem como interagir com os colegas e negociar de forma lúdica e divertida”, explica a orientadora educacional, Solange Argollo.
A orientadora conta que as crianças aprendem que o dinheiro não aparece do nada, que é fruto de trabalho e deve ser usado com responsabilidade. “Assim, desde cedo, elas são estimuladas a pensar antes de comprar e a diferenciar o desejo da necessidade”, explica Solange Argollo. Ela conta que introduzir esse tema desde a infância ajuda a construir uma geração mais preparada para tomar decisões financeiras no futuro, além de impactar positivamente o comportamento das famílias, já que muitos alunos levam o aprendizado para casa. Essa abordagem também está em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas, que recomenda o desenvolvimento de competências relacionadas à vida prática e à cidadania, incluindo o uso consciente dos recursos financeiros.
Serviço:
O quê: Feira de Negócios Kids
Tipos de negócios: Material de papelaria, kits de doces, artesanatos, laços e enfeites para cabelos
Quando: 23 (3º ano), 28 (4º ano) e 30 de outubro (5º ano)
Horário: 15h (23/10) e 8h30 às 10h10 (28 e 30/10)
Onde: Colégio Vitória-Régia, Cabula