Escola de Salvador investe em educação financeira para formar cidadãos mais conscientes!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Às

Atualizado
Escola de Salvador investe em educação financeira para formar cidadãos mais conscientes!

Foto: Divulgação

Com a inflação e o aumento do custo de vida, entender como lidar com o dinheiro se tornou uma habilidade essencial, e que precisa começar desde cedo. No Brasil, segundo 17ª edição da pesquisa Observatório Febraban, feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), a maioria dos brasileiros (55%) admite que entende pouco (40%) ou nada (15%) de educação financeira, mas reconhece que o tema é muito importante. Prova disso é a inserção do assunto na grade curricular da educação infantil em instituições de ensino, além de promoção de ações com esta finalidade. Em Salvador, o Colégio Vitória-Régia é um exemplo.

Na escola, situada no bairro do Cabula, os alunos aprendem matemática financeira desde a infância, indo além dos cálculos tradicionais. Os pequenos aprendem sobre planejamento, consumo consciente, poupança, doação e até investimento, tudo com linguagem e atividades adequadas para cada faixa etária. Nesse sentido, o Vitória-Régia vai promover a Feirinha Kids de Negócios nos dias 23 (3º ano), 28 (4º ano) e 30 de outubro (5º ano). “A ação tem o objetivo de propiciar aos alunos o aprendizado experimental acerca da educação financeira. Eles têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no currículo escolar, bem como interagir com os colegas e negociar de forma lúdica e divertida”, explica a orientadora educacional, Solange Argollo.

A orientadora conta que as crianças aprendem que o dinheiro não aparece do nada, que é fruto de trabalho e deve ser usado com responsabilidade. “Assim, desde cedo, elas são estimuladas a pensar antes de comprar e a diferenciar o desejo da necessidade”, explica Solange Argollo. Ela conta que introduzir esse tema desde a infância ajuda a construir uma geração mais preparada para tomar decisões financeiras no futuro, além de impactar positivamente o comportamento das famílias, já que muitos alunos levam o aprendizado para casa. Essa abordagem também está em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas, que recomenda o desenvolvimento de competências relacionadas à vida prática e à cidadania, incluindo o uso consciente dos recursos financeiros.

Serviço:

O quê: Feira de Negócios Kids

Tipos de negócios: Material de papelaria, kits de doces, artesanatos, laços e enfeites para cabelos

Quando: 23 (3º ano), 28 (4º ano) e 30 de outubro (5º ano)

Horário: 15h (23/10) e 8h30 às 10h10 (28 e 30/10)

Onde: Colégio Vitória-Régia, Cabula

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.