Escolas oferecem 600 vagas para cursos gratuitos de formação artística em Salvador; confira
Inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto, de forma remota

Foto: Divulgação/FGM
Cerca de 600 vagas estão abertas até o dia 30 de agosto para cursos gratuitos de formação artística em Salvador. A iniciativa das Escolas Criativas Boca de Brasa tem como público-alvo: jovens, artistas, educadores, trabalhadores da cultura e coletivos.
São disponibilizadas vagas nas áreas de dança, teatro, canto coral, figurinos e adereços, ritmos percussivos da Bahia, audiovisual e sonorização, com carga horária total de 78 horas. As aulas acontecerão na Cidade Baixa, Liberdade/São Caetano, Valéria, Pau da Lima, Centro/Brotas e Cajazeiras.
Os interessados devem atender pré-requisitos para participar da formação são eles: morar no bairro onde o curso é ofertado; ter mais de 16 anos; e possuir disponibilidade para frequentar as aulas. Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar o site da Fundação Gregório de Mattos (FGM), na aba "Boca de Brasa - Escolas Criativas Boca de Brasa".
Dentre as vagas oferecidas por curso, 25 delas contemplam a política de reserva de vagas, segundo as ações afirmativas desenvolvidas pela FGM. Confira:
-50% são designadas para pessoas negras e pardas;
-10% para indígenas;
-5% para pessoas com deficiência (PCDs);
-35% para ampla concorrência.
A programação e oferta de cursos depende do polo ao qual o participante realizará a inscrição. A programação na Cidade Baixa, Liberdade/São Caetano e Valéria é gerida pela Associação Pontos Criativos, com os seguintes cursos e horários:
Cidade Baixa
As inscrições para este polo começam na terça-feira (19) e devem ser feitas pelo formulário online. Os cursos disponíveis são:
Danças Populares Brasileiras: Aos sábados, das 14h às 17h, no Centro Cultural SESI Casa Branca.
Ritmos Percussivos da Bahia: Aos sábados, das 14h às 17h, também no Centro Cultural SESI Casa Branca.
Agente de Cultura e Territorialidade: Às quartas, das 13h30 às 16h30, na Fábrica Cultural.
Liberdade/São Caetano
Para se inscrever, use o formulário online. Cursos oferecidos:
Ritmos Percussivos da Bahia: Sábados, das 14h às 17h, no Instituto Princesa Anastácia.
Teatro: A Periferia é o Centro: Sábados, das 14h às 17h, na OAF.
Fotografia e Audiovisual: Sábados, com horário a ser confirmado, na OAF.
Valéria
As inscrições devem ser feitas pelo formulário online. Os cursos são:
Danças Populares Brasileiras: Sábados, das 14h às 17h, no CEU Valéria.
Teatro: A Periferia é o Centro: Terças, das 14h às 17h, no Lar Joana Angélica.
Fotografia e Audiovisual: Sábados, das 14h às 17h, na Escola Municipal Milton Santos.
As localidades de Pau da Lima, Centro/Brotas e Cajazeiras reúnem cursos ministrados pelo Instituto Ceafro. Confira:
Pau da Lima
As inscrições para este polo são feitas pelo formulário online. Os cursos oferecidos são de Audiovisual, Dança, Teatro e Canto Coral. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 21h, na Escola Municipal Clériston Andrade (Rua Djalma Sanches, 106 – São Marcos).
Centro/Brotas
Neste polo, os cursos disponíveis são de Audiovisual, Dança, Teatro e Figurinos e Adereços. As aulas são realizadas às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 21h, na Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos (Avenida Dom João VI, 450 - Brotas). As inscrições são feitas através do formulário online.
Cajazeiras
Para se inscrever, use o formulário online. Serão oferecidas aulas de Audiovisual, Dança, Teatro e Sonorização. As atividades ocorrem às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 21h, no Espaço Cultural Boca de Brasa (Avenida Engenheiro Raymundo Carlos Nery, s/n - Cajazeiras).
Após a conclusão da formação, os participantes receberão certificado e poderão se apresentar em dois grandes eventos realizados em Salvador, em 2026:
-o Palco Aberto Boca de Brasa, no mês de janeiro, nas Escolas Criativas;
-o Movimento Boca de Brasa, que acontece em março, no Quarteirão das Artes, como parte da programação do aniversário da cidade.
A ação faz parte do Programa Boca de Brasa, da FGM, que tem o intuito de reconhecer talentos artísticos e valorizar a identidade cultural de cada região da capital baiana.