/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Escolas públicas do Norte e Nordeste podem receber mais verba do governo federal

Notícias
Brasil

Escolas públicas do Norte e Nordeste podem receber mais verba do governo federal

Decisão do STF pode tirar R $ 2,6 bi de escolas públicas de SP e dividir igualmente pelo País

Por Da Redação
Escolas públicas do Norte e Nordeste podem receber mais verba do governo federal
Foto: Agência Brasil

Caso o Supremo Tribunal Federal (STF) aceite nesta quinta-feira (4) um pedido dos governadores do Nordeste para que recursos do chamado salário-educação sejam divididos de forma igual no país, as escolas públicas de São Paulo podem perder R$ 2,6 bilhões. 

Com uma eventual nova divisão, que gira em torno de R $ 13 bilhões, se o dinheiro arrecadado com o salário-educação fosse dividido para todos os estudantes do país, Piauí e Alagoas aumentariam o que recebem em mais de 200% e Maranhão e Amapá, em 400%. Por outro lado, estados como São Paulo, Rio e Distrito Federal reduziriam pela metade o que obtêm, há cerca de 15 anos. Esse dinheiro é usado, em geral, para comprar merenda, transporte escolar e para a viabilização de escolas em tempo integral. 

De acordo com estudos realizados pela Secretaria da Educação, o valor por aluno a partir do salário-educação em São Paulo fica em R $ 686,46. Apesar de ter a maior arrecadação do país, São Paulo perde para o Distrito Federal no valor investido por cada estudante (R $ 865,48), já que a rede lá é menor.

Já os estados do Nordeste, arrecadam e possuem valores bem inferiores. A Bahia, por exemplo, que tem 2 milhões de alunos, investe do salário-educação R $ 144,24 em cada estudante. O Maranhão é o menos investe no país, com R $ 65,66 por aluno.

Se o arrecadado for dividido igualmente no Brasil, o valor por aluno em todos os estados seria de cerca de R $ 330. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102