Escritora ganhadora do Prêmio Jabuti relata ter sido vítima de racismo na frente de casa
Eliana Alvez Cruz comentou episódio em vídeo postado em rede social

Foto: Reprodução/Redes Sociais
A escritora Eliana Alves Cruz relatou ter sido vítima de um episódio de racismo em frente a casa em que mora no Rio de Janeiro. O episódio ocorreu nesta última quarta-feira (26).
Em vídeo publicado no Instagram, Eliana explicou que havia atravessado a rua para jogar o lixo reciclável em um ponto de coleta em frente ao local em que reside. Durante o percurso, a chave da escritora teria caído em uma das sacolas, ela vasculhou os sacos até encontrar. Ao localizar o objeto e retornar para casa, um motorista teria confundindo-a com uma pessoa em situação de rua e tentado jogar o carro em cima dela.
"Eu estava no meio da rua atravessando, procurando a chave, e quando eu atravessei ele virou o carro pra mim. Eu não estava nem com a aparecia clássica de uma pessoa em situação de rua. Quando eu falo que a gente não tem paz é sobre isso, na minha casa de manhã cedo, na rua vazia, ninguém. Só eu, o lixo e os racistas", disse a escritora em vídeo.
A publicação repercutiu nas redes e nos comentários algumas personalidades famosas prestaram apoio a autora. A jornalista Flávia Oliveira, escreveu: "Eliana, minha amiga, eu não tenho palavras. É uma violência tão aguda, tão profunda, tão absurda. Só queria poder te abraçar, pôr no colo. Sinto a sua dor, irmã. Sinto muito".
Assim como ela, a atriz Camila Pitanga prestou solidariedade com a situação "Receba meu abraço de amor".
A escritora da obra "Mata Doce", Luciany Aparecida demonstrou apoio a colega e reforçou a importância do relato, "Eliana, receba meu forte abraço e todos os melhores pensamentos. Essa repetição racista é adoecedora demais. Quando afirmamos que nada está dado e que precisamos falar e falar é sobre isso... sobre esse cotidiano".
Eliana agradeceu o suporte e comentou que não conseguiu pegar informações sobre o automóvel como a placa ou modelo do carro, devido ao susto da situação.


