Espanha pode estar na "segunda onda" de Covi-19

País tem recorde de casos

[Espanha pode estar na

FOTO: Bernat Armangue/ AP

A Espanha já é o país da Europa ocidental com mais casos de contágio de Covid-19. Os dados são da Universidade Americana Johns Hopkins. Na pesquisa, a Espanha aparece à frente do Reino Unido em número de casos, com um total de 314.362 infectados, enquanto o Reino Unido regista 310.667 de infectados.

A diferença não parece muito significativa, mas é ampliada pelo fato dos números britânicos se reportarem a uma população de 66,5 milhões de pessoas, enquanto a Espanha, tem 47 milhões de residentes. Nesta comparação, a percentagem de infectados se torna substancialmente maior.

Em uma lista que é encabeçada pelos Estados Unidos, Brasil, Índia, Rússia e África do Sul, na Europa, os países que dariam sequencia a lista dos mais contaminados seriam a França e a Itália.

Os números da pandemia na Espanha, tem piorado muito nas últimas semanas, o que fez um grupo de especialistas pedir uma investigação independente do que o governo torna público em relação a Covid-19.  Em texto publicado na revista de investigação médica The Lancet, 20 especialistas, que o jornal El Pais qualifica como os melhores representantes da elite científica do país, apontam erros como a falta de preparação dos sistemas de vigilância epidemiológica, a reação tardia por parte das autoridades nacionais e regionais, a lentidão nos processos de tomada de decisão, falta de coordenação, a grande mobilidade da população ou o envelhecimento, além da falta de preparação nos lares de idosos, que se transformaram em grandes focos de contágio da Covid-19.

Margarita del Val, virologista do Centro de Biologia Molecular Severo Ochoa, uma das pesquisadoras que organiza o grupo de 20 cientistas, destacou a importância desta análise face ao contexto atual de aumento dos contágios, uma vez que é possível que uma segunda onda de contaminações pelo corona vírus, o que na Espanha estaria sendo recusado como possibilidade pelas autoridades do país que atualmente tem 6900 casos ativos da Covid-19.

Devido ao aumento substancial de casos, várias regiões do país recuaram nas medidas de desconfinamento e voltaram a adotar medidas mais restritivas para tentar travar o aumento de casos.

Ontem, 07, o Ministério da Saúde Espanhol registrou 1895 infectados em 24 horas, um novo recorde de contaminação que não contempla a região mais afetada, Aragão, onde, sozinha, a média de 650 casos diários coloca como líder em incidência de casos.

A Catalunha é a segunda região mais afetada pela pandemia, com 152.7 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, em uma tendência crescente que já vem se verificando há cerca de um mês.

Em Madrid já foi imposto o uso obrigatório de máscara em espaços fechados e abertos. Todos os clientes que frequentarem qualquer estabelecimento na capital, devem deixar dados de identificação, para que "possam ser rastreados rapidamente" novos casos positivos de Covid-19.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!