Especialista ensina aos empreendedores como estruturar os processos financeiros

Maria Luiza Caldeira explica como juntar o conhecimento financeiro com as inovações tecnológicas

[Especialista ensina aos empreendedores como estruturar os processos financeiros]

FOTO: Michal Jarmoluk/Pixabay

O processo financeiro pode ser um obstáculo na vida de muitos empreendedores. Organizar essa parte da empresa, apesar de ser o desejo de donos de negócios, não é tão fácil quanto parece. Os processos financeiros estruturados é uma peça-chave para uma gestão financeira eficiente e sustentável. Diante disso, a especialista Maria Luiza Caldeira ensina como trilhar o caminho para organizar os processo financeiros empresariais. 

Maria Luiza Caldeira é especialista em Gestão Financeira e Pós-Graduação em Gestão de Varejo pela FMU. Ela explica como o profissional hoje pode organizar o processo financeiro. “Todos devem ter em mente que a organização financeira no varejo impacta diretamente na persona mais importante, o cliente. Não basta ter seu processo interno financeiro conciliado se ele for um processo moroso e que impacte no cliente, especialmente falando do segmento Varejo”, argumenta Caldeira.

O empreendedor de finanças, que hoje precisa aliar seu conhecimento às inovações tecnológicas disponíveis, está cada vez mais se automatizando. No varejo fica concentrado a maior parte das transações via pagamento na modalidade cartão de crédito e o processo de conciliação deve andar junto com o processo de venda.

“A conciliação financeira em Dzero (mesmo dia) é o ideal para o segmento, mas em D-1 é o normalmente aplicado no mercado para empresas que já possuem seus processos automatizados, com o avanço da tecnologia e vendas por diversos canais, o  volume de transações cresce exponencialmente à medida que o cliente tem uma boa experiência”, explica Maria Luiza Caldeira.

Organizar o processo financeiro, não é fácil e ter que lidar com a conciliação financeira em diferentes níveis, como canais de vendas físicos, online e prazos de recebimento é trabalhoso para o empreendedor. “Varejo especialmente é onde todas as variáveis se encontram e tornam o processo de conciliação financeira mais desafiador e cada vez mais próximo da área de tecnologia. O conhecimento técnico financeiro é algo que, é necessário afinal existem no varejo vários meios de pagamento", comenta a especialista em Gestão Financeira.

Segunda Caldeira, o mercado apresenta várias opções interessantes de ferramentas para uma boa organização da vida financeira empresarial. “Hoje o mercado apresenta várias opções interessantes mais uma que se destaca por integrar com o ERP, Adquirentes, bancos, e plataformas de marketplace é a ferramenta Equals, ela apresenta as empresas que possuem grande volume de transações de vendas e de recebimento”, finaliza Maria Luiza Caldeira.


Comentários