Arquitetas orientam o que deve ser feito para ter sucesso nos reparos de casa

Aos detalhes...

[Arquitetas orientam o que deve ser feito para ter sucesso nos reparos de casa ]

FOTO: Anderson Freitas

A Pesquisa realizada pela Archademy, maior Market Network de Arquitetura e Design de Interiores do Brasil, revela que durante o ano de 2020 houve um aumento do interesse dos brasileiros em fazer reformas dentro de casa. O estudo “O impacto comercial da COVID-19 para Arquitetos e Designers de Interiores”, revela que mais de 85% dos escritórios de arquitetura, no Brasil, geraram projetos para esta finalidade, durante a pandemia.

Dos 650 escritórios participantes da pesquisa, 77,5% dos projetos solicitados focaram em mudanças específicas para o lar. Entre as propostas enviadas aos clientes, 50,5% miravam na adaptação de ambientes para home office, ao mesmo tempo que 47,5% foram direcionados a adequação dos espaços de convivência e 21,5% para a reformatação do ambiente para as crianças.

Considerando este aumento na procura por reformas, é importante tomar cuidados para evitar erros que possam comprometer o andamento do projeto e gerar dores de cabeça maiores. Para orientar neste processo, as arquitetas Agnes Carvalho e Samara Carvalho, sócias da Casa Carvalho Arquitetura, se dispõem para mostrar quais são os erros comuns em obras e como evitá-los.

O maior erro em uma reforma é não se planejar para ela. Não saber o que, como e com o que serão feitas as intervenções, podem fazer com que se tenham mais gastos em tempo e material”, pontua Agnes Carvalho, arquiteta.

Para conhecimento dos que estão iniciando uma reforma ou ainda estão estudando as possibilidades, Agnes Carvalho e Samara Carvalho afirmam que os pilares de uma boa reforma são: um bom projeto, uma programação dos serviços a serem executados e uma mão de obra qualificada.

Samara ressalta que a reforma não é uma construção iniciada do zero e, provavelmente, no decorrer do processo serão encontrados serviços a serem feitos além do previsto.

Outra dica é que o ponto mais importante na hora de reformar a casa está em se planejar. “Fazem parte desse planejamento: realizar orçamentos de materiais, mão de obra, disponibilidade de profissionais, não fugir muito do planejamento e ter uma reserva para a execução do projeto”, frisam.

E quando o tema é não ter erros durante o processo da obra, apesar de ser bem raro, é possível não ter erros em uma reforma. “Ser fiel ao bom projeto potencializa a redução das incorreções do processo e o cliente agradece”, finalizam.

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Roberta Close muda o visual no Brasil antes de embarcar para Suíça! ]

Primeira transexual a posar nua para a "Playboy", Roberta Close vive há mais de 30 anos em Zurique, na Suíça, com o marido, o empresário Roland Granacher.

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!