Especialista explica a diferença de estresse positivo e negativo

Sintomas físicos como dores no corpo, alterações no sono, impaciência e esquecimento, por exemplo, estão diretamente relacionados ao estresse negativo e precisam de atenção

[Especialista explica a diferença de estresse positivo e negativo]

FOTO: Reprodução

O estresse nada mais é do que é uma reação a um desequilíbrio causado por fatores externos, como situações problemáticas, ameaças e momentos de pressão. Porém, não é apenas em situações consideradas negativas que ele aparece. Planejar uma viagem, organizar a festa dos sonhos e tocar um projeto novo de trabalho são situações positivas e que também geram estresse.  

Sendo assim, ele pode ser classificado de duas formas: o DISTRESSE, ou seja, o estresse negativo que provoca desequilíbrio hormonal e baixa a imunidade, e o EUSTRESSE, o estresse positivo que motiva a pessoa para alcançar uma meta ou superar a si mesmo em algo que deseja.

“O nosso corpo não funciona sem estresse, essa é a carga de ansiedade que todos recebemos para conseguir evoluir. Podemos dizer que ele é uma resposta do nosso cérebro que traz doses de preocupação e agitação, nos deixando mais competitivos e alertas e isso também pode nos ajudar a resolver as tarefas em que estamos focados e isso é ótimo, explica psicoterapeuta especialista em gestão emocional, controle do estresse e da ansiedade Diego Wildberger.

Sintomas físicos como dores no corpo, alterações no sono, impaciência e esquecimento, por exemplo, estão diretamente relacionados ao estresse negativo e precisam de atenção. 

Atividades físicas regulares, alimentação saudável e meditação são importantes para melhorar a qualidade do sono, da memória, controlar a ansiedade entre outros benefícios, trazendo bem estar físico e mental. Assim, é possível manter o equilíbrio e evitar o desenvolvimento de doenças tanto físicas quanto emocionais. “Quando essa medida ultrapassa o limite, é hora de entender, tratar e controlar”, finaliza o especialista.  
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Atraso da vacina atualizada da Covid atrai críticas de fora da política ao governo Lula]

O imunizante, porém, ainda não foi comprado, o que fez a Saúde adiar o começo da campanha de imunização da Covid-19

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!