Especialistas afirmam que Ômicron pode ser o vírus de mais rápida propagação da história

Variante do coronavírus já é dominante em várias nações do mundo

Por Da Redação
Às

Especialistas afirmam que Ômicron pode ser o vírus de mais rápida propagação da história

Foto: Getty Images

O infectologista norte-americano, Roby Bhattacharyya, do Hospital Geral de Massachusetts, alertou que a variante Ômicron do novo coronavírus pode ser o vírus de mais rápida propagação de toda a história. A nova cepa é dominante em várias nações do mundo e está levando à explosão do número de casos de Covid-19.

O médico e pesquisador fez um cálculo entre a Ômicron e o sarampo, um dos vírus mais contagiosos. Ele concluiu que, em um cenário de ausência de vacinação, um caso de sarampo daria origem a mais 15 casos em apenas 12 dias. Já um caso de Ômicron daria origem a 216 casos no mesmo período. A estimativa significa que, em 35 dias, a Ômicron poderia atingir 280 mil pessoas, enquanto o sarampo afetaria 2.700.

“Nas condições atuais”, com vacinação e restrições, “um modelo simples de crescimento exponencial revelaria 14 milhões de pessoas infectadas com Ômicron a partir de um único caso, em comparação com as 760 mil infectadas com sarampo numa população sem defesas específicas”, adiantou o médico. Ainda sobre a Ômicron, o médico Anton Erkoreka, que investiga epidemias passadas, alertou: “É o vírus mais explosivo e de mais rápida difusão de toda a história”. Ele comparou o coronavírus à gripe russa de 1889: ambos os vírus levaram apenas três meses para se propagar em todo o planeta. Agora, “a variante Ômicron bateu o recorde de propagação”, afirmou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.