Espécie de tartaruga considerada extinta há 100 anos é encontrada nas Ilhas Galápagos
O animal foi encontardo durante uma expedição entre o Parque Nacional de Galápagos e a Galápagos Conservancy na Ilha Fernandina

Foto: Reprodução / G1
Uma tartaruga gigante encontrada em 2019 nas Ilhas Galápagos é uma espécie considerada extinta há 100 anos, a informação foi confirmada pelo Equador nesta terça-feira (25). O Parque Nacional de Galápagos está montando uma expedição para procurar mais tartarugas gigantes na tentativa de salvar a espécie.
O animal foi encontrado durante uma expedição entre o Parque Nacional de Galápagos e a Galápagos Conservancy na Ilha Fernandina.
A espécie considerada extinta há mais de um século, foi identificada como Chelonoidis phantasticus pelos Cientistas da Universidade de Yale. O Parque das Galápagos disse em comunicado que "A Universidade de Yale revelou os resultados dos estudos genéticos e a respectiva comparação de DNA feita com um espécime extraído em 1906".
Atualmente, é estimada em 60 mil o número da população atual de tartarugas gigantes de várias espécies de acordo com dados do Parque Nacional de Galápagos. Uma delas era conhecida "Lonesome George", uma tartaruga macho da Ilha Pinta, conhecida como a última da espécie, e sem deixar descendência morreu em 2012.