Espólio de Olavo de Carvalho terá que indenizar Jean Wyllys por fake news nas redes sociais
Publicações associavam ex-deputado a Adélio Bispo, autor do atentado contra Jair Bolsonaro em 2018

Foto: Reprodução
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou que o espólio do escritor Olavo de Carvalho pague R$ 25 mil ao ex-deputado federal Jean Wyllys por danos morais. A indenização é referente à divulgação de informações falsas nas redes sociais que associavam Wyllys a Adélio Bispo, preso por dar uma facada no ex-presidente Jair Bolsonaro em 2018. As informações são do blog Ancelmo Gois, do jornal O GLOBO.
A decisão é da 17ª Câmara de Direito Privado, que rejeitou recurso apresentado pela defesa do espólio e manteve a condenação. O valor fixado será corrigido monetariamente.
O espólio, que é o conjunto de bens, direitos e obrigações deixados por uma pessoa após a morte, é administrado por Rozane Andrade de Souza, viúva de Olavo de Carvalho, que faleceu em 2022.
De acordo com o Wyllys, o escritor reproduziu falsas acusações do bolsonarista Luciano Mergulhador no Facebook, em 2020. As publicações diziam que Jean Wyllys manteve encontros com Adélio Bispo, antes do atentado, endossando a tese da participação de outras pessoas numa conspiração contra Bolsonaro.
A Polícia Federal concluiu ser infundada a ligação entre Jean Wyllys e Adélio.