Estado da Bahia não tem registros de casos da nova variante ômicron, afirma governo
A Sesab realiza vigilância ativa dos casos de Covid-19 monitorando diversos indicadores, como número de casos ativos

Foto: Reprodução/Agência Brasil
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) informou que, até o momento, não há registro de casos da nova variante ômicron no estado.
A B.1.1.529, nomeada de variante ômicron, acende alerta pois tem 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína S (spike), a "chave" que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19. A confirmação de variantes acontece por meio de sequenciamento genético.
De acordo com a Sesab, o órgão "realiza vigilância ativa dos casos de Covid-19 no estado, monitorando diversos indicadores, como taxa de positividade e número de casos ativos".
Além disso, disse que por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), vem realizando sequenciamento genético do vírus Sars-Cov2, de amostras coletadas em várias regiões do estado. Essas análises também não indicam circulação da variante ômicron na Bahia.
A alta no número de casos da doença volta a preocupar autoridade de saúde no estado. A Bahia atingiu, pela primeira vez depois de três meses, a marca de mais de três mil casos ativos da doença, em dois dias seguidos. A última vez que isso ocorreu foi no final de agosto.
Segundo a Sesab, atualmente existem 254.612 casos de coronavírus em investigação. Dos 1.258.872 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.228.521 já foram recuperados e 27.282 tiveram óbito confirmado. Na Bahia, 52.528 profissionais da saúde contraíram Covid-19.
Em Salvador, também não há nenhum caso em investigação, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde. A partir da próxima segunda-feira (29), o Brasil vai fechar as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países do Sul da África.