• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Estado de emergência: Alagoinhas acata recomendação do MP-BA e amplia ações contra dengue

Estado de emergência: Alagoinhas acata recomendação do MP-BA e amplia ações contra dengue

Município recebeu 2 mil novos testes rápidos e ampliou a frota de fumacês

Por Da Redação
Às

Estado de emergência: Alagoinhas acata recomendação do MP-BA e amplia ações contra dengue

Foto: Reprodução

Após decretar estado de emergência em saúde pública e receber recomendações do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Prefeitura de Alagoinhas intensificou as medidas de combate à dengue no município.

A cidade recebeu, na terça-feira (12), 2 mil novos testes rápidos para diagnóstico da doença. Os insumos serão distribuídos de forma estratégica nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Claudine Ramos, os testes serão utilizados exclusivamente em pacientes com sintomas suspeitos de dengue. “A medida visa dar agilidade ao diagnóstico e permitir o início imediato do protocolo de tratamento e monitoramento do paciente”, explicou.

A prefeitura informou ainda que os exames para Zika e Chikungunya continuarão sendo feitos por meio de análises laboratoriais, seguindo os protocolos da rede municipal de saúde.

Outra medida anunciada pela gestão municipal foi o reforço na frota de carros fumacê. A cidade recebeu mais dois veículos de nebulização, totalizando agora oito carros em circulação.

Os fumacês irão atuar nos bairros com maior incidência de casos e índices mais altos de infestação do mosquito. Entre as localidades atendidas estão Jardim Petrolar, Parque Floresta, Parque Regente, Brasilinha, Parque Alagoinhas, Urupiara, Parque Vitória, Teresópolis, Santa Terezinha, Alagoinhas Velha, Centro, Silva Jardim, Barreiro de Baixo e Barreiro de Cima, entre outros.

A gestão municipal destacou ainda a atuação de mais de 50 agentes de combate às endemias, responsáveis por visitas domiciliares, eliminação de focos do mosquito, aplicação de inseticidas e ações educativas nas escolas municipais.

Estado de emergência

A Prefeitura de Alagoinhas decretou situação de emergência em saúde pública após o aumento de casos suspeitos de arboviroses no município. A medida foi publicada na segunda-feira (4), no Diário Oficial do Município (DOM).

Segundo dados divulgados pela gestão municipal, entre 1º de janeiro e 29 de abril deste ano, foram registrados 1.374 casos suspeitos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Do total de notificações registradas nas primeiras 16 semanas do ano, a cidade contabiliza 65 casos confirmados de dengue, 129 de Chikungunya e quatro de Zika. Ainda conforme o balanço, 650 pacientes com suspeita de dengue aguardam conclusão laboratorial ou clínica.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário