Estado Islâmico no Afeganistão pode atacar EUA em seis meses
Pentágono afirma que há intenção disso acontecer

Foto: Getty Images
Um alto funcionário do Pentágono disse ao Congresso, em Washington, que a comunidade de inteligência americana avaliou que o Estado Islâmico no Afeganistão poderia ter a capacidade de atacar os Estados Unidos em apenas seis meses. Segundo o comunicado da última terça-feira (26), existe a intenção de fazer isso.
As observações do subsecretário para Políticas de Defesa, Colin Kahl, são o mais recente lembrete de que o Afeganistão ainda pode representar preocupações de segurança nacional para os Estados Unidos. Os talibãs, que retomaram o poder no Afeganistão em meados de agosto, são inimigos do Estado e viram suas tentativas de impor a lei e a ordem após a retirada dos EUA frustrada.
O subsecretário americano estimou que o Estado Islâmico dispõe de um "quadro de alguns milhares" de combatentes. O ministro interino das Relações Exteriores do novo governo talibã , Amir Khan Muttaqi, disse que a ameaça dos militantes do Estado Islâmico será enfrentada. Ele afirmou também que o Afeganistão não se tornaria uma base para ataques a outros países.